F-1 e Nascar: Mundos diferentes unidos em uma mesma pista!

Nascar é conhecida como a categoria top dentre os Stock cars, fundada em 1948 afim de reunir corredores de rua e sair da ilegalidade, hoje em dia vive no seu auge financeiro, como a categoria automobilística que mais fatura nos EUA.

E  a F-1 como o máximo em desempenho em todos os seguimentos, que passa por uma fase de transição com a atual geração de motores híbridos.

Como dito em uma das falas de Robert Duval no filme Dias de trovão (Days Of Thunder) de 1990, ao explicar a Tom Cruise no papel de Cole Trickle, um jovem piloto vindo dos Open Wheels e se arriscando em carros de Stock car:

“Nos Open Wheels, o carro pesa a metade e os pneus são o dobro!, nos Stocks o carro é o dobro e os pneus são a metade!”

Esta é apenas uma das muitas diferenças entre esses dois mundos distintos dentro de um mesmo esporte.

Os stock cars são construidos com o objetivo de ter performance igual entre todos, sobressaindo fator humano e o acerto dos carros dentro da pista.

Nascar, muito conhecida por suas corridas cheia de emoção em Ovais
Nascar, muito conhecida por suas corridas cheia de emoção em Ovais

A F-1 tem como principal características a competição entre equipes com carros distintos limitados dentro de seu regulamento sempre buscando o máximo em desempenho dentro de circuitos mistos.

Barrichello em sua Ferrari no ano de 2005
Barrichello em sua Ferrari no ano de 2005

F1 e Nascar no templo da Indy

Em 2003 o superstar da Nascar Jeff Gordon, que vinha de seu quarto campeonato em 2001, foi convidado para fazer parte de um evento junto com Juan Pablo Montoya que estava como o principal piloto da Williams naquele ano.

Gordon e Montoya ao lado de seus carros
Gordon e Montoya ao lado de seus carros

Gordon que teve sua formação como piloto dentro dos ovais americanos, partindo dos Dirt tracks para carros de Stock com certa facilidade graças ao seu desempenho avassalador desde muito cedo.

Montoya por sua vez sempre esteve muito ligado aos Open Wheels, com passagens pela Indy ganhando as 500 milhas de Indianápolis em 2000, e migrando para F-1 logo depois.

A ideia consistia em ter pilotos de categorias distintas guiando ambos os carros na mesma pista, mas sem visar uma competição mas sim uma exibição para divulgar o GP de F-1 nos EUA e a Brickyard 400 pela Nascar.

Ambos pilotos sentiram certa dificuldades de guiar os carros dentro do traçado misto de Indianápolis, com Gordon ao volante da Williams FW24 equipada com toda tecnologia de ponta que a F-1 podia proporcionar na época (Usando e abusando dos controles de tração em varias curvas) e Montoya com a missão de controlar a imensa potencia do Chevrolet Monte Carlo sem nenhum tipo de assistência.

O piloto americano sabia das dificuldades que teria que enfrentar, saindo da pista na primeira volta, mas conseguindo voltas seguintes com boa consistência com tempos na casa dos 1min e 17 segundos contra 1min e 13 segundos de Montoya, o que estava de bom tamanho para uma primeira vez dentro de um carro de formula.

Montoya dando dicas sobre o FW24 para Jeff Gordon
Montoya dando dicas sobre o FW24 para Jeff Gordon

O colombiano, demorou um pouco para pegar o jeito do Monte Carlo, dando algumas voltas lentas e em seguida se arriscando um pouco mais virando com melhor tempo 1:39.9 ficando 1,1s mais lento que Jeff Gordon.

Jeff ficou muito feliz e entusiasmado com o teste no F-1 mas continuou na Nascar, e Montoya também gostou do teste e anos depois após sua saída da F-1 migrou para a Nascar onde correu por 7 temporadas mostrando ótimos desempenhos e vitórias em mistos e certa irregularidade em pistas ovais.

A volta da F-1 à Watikins Glen

A pista de Watikins Glen durante os anos 60 e 70 fez parte do calendário da F-1, e atualmente é um dos poucos traçados mistos dentro da Nascar.

Tony Stwart e Lewis Hamilton reeditando aa dose de 2003
Tony Stwart e Lewis Hamilton reeditando aa dose de 2003

Em 2011 em um evento promovido pela Mobil na pista americana com o posto de fornecedor de combustíveis e lubrificantes para a McLaren e para a Stewart-Haas.

O Bicampeão da Nascar Tony Stewart que teve sua formação de piloto na kart e passagem por varias categorias de base do automobilismo americano, com passagem pela extinta IRL nos anos 90, conseguindo um grande feito de cravar a pole das 500 milhas de 1996, mas teve o motor estourado após liderar por 44 voltas.

No ano seguinte 1997 após se recuperar no campeonato faturou o titulo em cima do Inglês Davey Hamilton.

Em 1998, no seu ultimo ano na IRL venceu 2 corridas e terminou em 3º no campeonato, migrando para Nascar em 1999 e se firmando na categoria, sendo conhecido por suas vitórias no mesmo circuito de Watikins Glen e apelidado de “King Of Glen”.

Tony Stewart e suas medidas nada convencionais aos carros de Formula
Tony Stewart e suas medidas nada convencionais aos carros de Formula

Stewart não sentiu dificuldades em guiar o McLaren  MP4-23 de 2008, carro que deu o titulo mundial para Lewis Hamilton em cima de Felipe Massa (como não lembrar!?), graças a sua previa experiência em carros de formula, toda via graças ao tempo instável andou relativamente lento em exibição.

Lewis Hamilton que sempre competiu em carros de Open Wheel desde seu inicio no Kart, títulos na F-3, GP2 e estreando na F-1 em 2007 já com possibilidades de titulo em seu primeiro ano, teve a missão de guiar o Chevrolet Impala de Tony Stewart no traçado americano.

Hamilton conhecendo alguns dos detalhes dos grandalhões da Nascar
Hamilton conhecendo alguns dos detalhes dos grandalhões da Nascar

Hamilton assim como Stewart, andou sem exageros na pista que devido ao clima nublado estava com temperaturas mais baixas, o que deixa a aderência mais baixa e evita de poder arriscar voltas mais agressivas.

Tony+Stewart+F1+Driver+Lewis+Hamilton+NASCAR+41hdFtUr7JHl

Stewart pode voltar aos tempos em que guiava os carros de Formula, e se divertindo muito durante as voltas com a McLaren.

Lewis-Hamilton-Nascar-728x455  Hamilton por sua vez se sentiu bem a vontade dentro de um Stock Car, e demonstrou o desejo de um dia pilotar em uma corrida de Nascar.

A formula 1 é descrita como uma categoria que exige pericia ao volante, por levar o piloto ao limites de força G sem perder a concentração e consistência física, já a Nascar é uma prova de coragem ao volante, pois proporciona disputas de roda com roda entre 43 carros em ovais que podem chegar aos 330km/h tirando o máximo de habilidade de um piloto de corridas.

Comparar em performance estas 2 categorias levanta muitas questões por serem muito diferentes em vários aspectos, porém compartilham da mesma semente: A velocidade!

Quem sabe um dia podemos ver estas maquinas andando lado a lado novamente…

Espero que gostem e até o próximo post !

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