Os carros mais “apelões” da F1

Um assunto que sempre gera discussões quando falamos de automobilismo, em especifico  a F1:

Qual foi o melhor carro de todos os tempos da F1 ?

Usando a lógica como argumento e não o gosto ou paixão por uma escuderia ou piloto em questão, usaremos neste post apenas dados numéricos e fatos históricos para eleger os melhores carros de F1 já produzidos.

1º Lugar : McLaren MP4-4

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A obra prima de Gordon Murray e Steve Nichols, não podiam estar em lugar diferente a não ser o topo, afinal mesmo quase 25 anos depois, ainda é a detentora do maior recorde de vitórias em uma única temporada 15 de 16 possíveis.

Nas mãos de Ayrton Senna e Alain Prost, o time do Woking quebrou quase todos os recordes construidos até então.

  • Vitórias: 15 (Senna 8 e Prost 7) em 16 GP’s (93,75%)
  • Pole-positions: 15 (Senna 13 e Prost 2) em 16 GP’s (93,75%)
  • Senna e Prost ocuparam juntos a primeira fila do Grid de largada em 12 ocasiões (75%)
  • Melhores voltas: 10 (Prost 8 e Senna 2) em 16 GP’s (62,5%)
  • Das 32 provas que o MP4-4 fez, terminou 28 (87,5%)
  • A McLaren conseguiu 199 pontos dos 240 possíveis (82,92%); todos os pontos das equipes restantes (201) superavam os da McLaren por apenas 2 pontos.
  • Conseguiu 10 dobradinhas no pódio em 16 possíveis (62,5%)
  • O McLaren MP4-4 liderou 97,28% (1003 voltas) das voltas do somatório de todos os GP’s (1031 voltas)

O fator que dava imensa vantagem ao Dream Team de 1988, fora extrema habilidade e talento de seus dois pilotos, o carro contava com um chassis com centro de gravidade mais baixo gerando melhor feedback do carro em curvas e velocidade em retas.

O coração japonês do MP4-4, era um Honda V6 1494cc Bi turbo limitado a 2.5 bar, gerando potencia próxima aos 700cv (em configuração de classificação existem boatos de potencia na casa dos 900cv).

2º Lugar Ferrari F-2002

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Em 2002 o time de Maranelo construiu sua obra máxima de engenharia e tecnologia disponível até então.

A Ferrari F-2002 é um projeto de Rory Byrne e Ross Brawn, que aterrorizou a F1 no inicio dos anos 2000 com sua performance quase que impecável nas mãos de Michael Schumacher e Rubens Barrichello, conquistando 15 de 17 corridas naquele ano.

A Ferrari deu ao monoponto o seu melhor motor, o Tipo 051 V10 montado à 90º aspirado de 3.0 Litros.

Outro trunfo da Ferrari em 2002, foi a troca de matéria prima de varias peças do carro por materiais mais leves em busca do melhor coeficiente de relação peso potencia mais favorável possível.

O modelo era tão eficiente que a Ferrari utilizou em 2003 uma variação B de seu chassis, enquanto o carro novo não ficava pronto.

No geral a F2002 tem como base 88% de vitórias em uma única temporada, uma a menos que o primeiro lugar do post, os resultados finais da F-2002 foram um pouco abaixo do McLaren,  que só não esteve nas primeiras posições em apenas 1 ocasião (GP de Monza).

3º Lugar Mercedes W05 Hybrid 

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O carro da Mercedes para temporada de 2014, guiado por Lewis Hamilton e Nico Rosberg, foi o projeto mais bem sucedido da nova F1 híbrida, equipado com a então chamada Unidade de Potencia, unindo motores a combustão e motores elétricos de recuperação de energia cinética e térmica.

O W05 é equipado com o potente motor Mercedes V6 1.6 à 90º Turbo PU106A Hybrid, de injeção direta sobrealimentado com turbocompressor de único estagio limitado a 15000 RPM.

Os motores elétricos consiste no MGU-K, que recupera até 2MJ de energia gerando 161cv extra durante 30s por volta, e no MGU-H que gera energia ilimitada, captando calor proveniente da turbina em constante trabalho.

Fora a grande potencia do motor Mercedes (estima-se em algo em torno de 730cv), é a grande força descendente gerada pelo carro, fazendo ser extremamente ágil em curvas, também usando o próprio motor como componente dinâmico do carro não só apenas como fonte de tração.

Em 2014 nenhum outro carro teve tanta consistência ao andar na ponta como W05, ele venceu 17 das 19 provas do ano, com cerca de 85% de aproveitamento ao longo da temporada. Nas poles Positions foi ainda mais esmagadora a vantagem, 18 de 19 (apenas o nosso Zacarias,… ops Massa, tirou a pole da Mercedes) dando 95% de aproveitamento no geral e o 3º do nosso ranking.

4º Lugar Ferrari F-2004

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Novamente em 2004 com Ross Brawn como diretor tecnico e Rory Byrne chefe de designer, conceberam o modelo F-2004 para continuar a hegemonia italiana na F1.

Ainda com Schumacher e Barrichello como pilotos, a Ferrari ganhou 15 corridas em 18 provas disputadas, (83% de aproveitamento) e 12 poles positions (67%)

Utilizando o motor Ferrari Tipo 053 2,997cc V10 e cerca de 904cv, combinado a um chassis leve de 605kg, incluindo piloto e combustível, A escuderia de Maranelo conquistou 262 pontos no campeonato de construtores ficando assim com o titulo.

Assim como o carro de 2002, o F-2004M foi utilizado em 2005 nos GPs da Austrália e Malásia enquanto desenvolvia o carro novo.

5º Lugar Red Bull RB9

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As obras de Adrian Newey em sua maioria são carros vencedores dentro da F1, independente da equipe que esteja o financiando. Porém o mais vitorioso desses carros é o RB9 de 2013 guiado por Sebastian Vettel e Mark Webber.

Com Newey como chefe dos engenheiros, comandando Peter Prodromou responsável pelo desenvolvimento aerodinâmico e Rob Marshall como chefe de designer, fez o time austríaco dominar a temporada de 2013 com 13 vitórias em 19 corridas e 11 poles positions gerando um coeficiente de 68,4% de aproveitamento nas corridas no qual disputou.

Pesando 642kg incluindo o piloto, empurrado pelo V8 2.4L RS27 da Renault gritando a 18000 RPM, equipado com sistema de recuperação de energia dos freios, o chamado KERS, o RB9 era potente em retas e uma maquina de fazer curvas, registrando vantagens de até 30s para os carros mais próximos de Vettel e Webber.

O RB9 foi o ultimo dos carros campeões da Red Bull Racing (RBR em GalvãoBuenês) a dominar o campeonato mundial, deixando ele no nosso 5º lugar.

6º Lugar Williams FW18

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Olha o Newey ai denovo!

Em 1996 ainda trabalhando para o Sr. Frank Williams, junto com Patrick Head, deu a Damon Hill e Jaques Villeneuve a disputa quase que isolada pelo titulo, com 8 vitórias de Hill contra 4 de Villeneuve, somando 12 vitórias e 12 Poles em 16 corridas.

Com aproveitamento de 75% na temporada a Williams terminou o ano com 175 pontos no campeonato de construtores, levando 2 canecos para casa, somando o titulo de pilotos com Damon Hill.

Com o cambio Semiautomático acoplado ao motor Renault RS8 V10 de 3.0L, os carros da Williams sobraram nas pistas complicando a vida de equipes como Ferrari e Benetton que por algumas vezes superou os carros azul e branco deixando em 6º no nosso grid.

7º Lugar Red Bull RB7

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O sétimo carro apelão da lista, desenvolvido pelo projetista mais apelão da historia, Adrian Newey, foi avassalador no ano de 2011, garantindo o titulo de pilotos com 4 provas de antecedência no GP do Japão para Sebastian Vettel e o titulo de construtores no GP seguinte na Coreia, liquidando o campeonato antes mesmo do fim.

O RB7 cravou 18 Poles em 19 corridas (Cerca de 95%) e faturou 12 vitórias (63%), somando 650 pontos no campeonato de construtores.

Tracionado pelo motor Renault RS27-2011 V8 2.4L, pesando 640kg fica com nosso 7º lugar.

8º Lugar McLaren MP4-2

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Em 1983, após temporadas andando no pelotão do meio para trás, a McLaren iniciou um novo projeto de chassis que se estende até os dias de hoje, o Chassis MP4.

Seus frutos vieram já no ano seguinte, com a nova parceria com os motores TAG/Porsche fez a McLaren voltar ser uma equipe que pudesse brigar por títulos.

Com o projeto de John Barnard, o MP4-2 não ganhou apenas 1 titulo mas 3 com suas variações de chassis levando o caneco de construtores em 1984, 1985 e vice 1986, e o de pilotos em todas ocasiões.

O MP4-2 em todos os anos era basicamente o mesmo chassis com alterações mecânicas para cada ano para ser mais competitivo.

Em 1984 e 1985 a dupla Alain Prost e Nikki Lauda levaram cada um titulo, e após a aposentadoria do austríaco, Keke Rosberg foi o seu substituto em 1986, que teve Alain Prost novamente como campeão mundial lutando ponto a ponto contra as Williams de Nelson Piquet e Nigel Mansell, levando praticamente no braço a McLaren ao vice de construtores, já que o seu companheiro não teve o mesmo desempenho que no seu tempo de Williams.

O motor era basicamente o mesmo de 1984 à 1986 porém ganhando cada vez mais potencia a cada temporada, chegando a marca de 850cv

O TAG-Porsche TTE PO1 V6 1.5 Turbo em 1984 deu ao MP4-2, 11 vitórias em 16 provas (70% de aproveitamento), deixando o 8º lugar no ranking.

9º Lugar McLaren MP4-5

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Em 1989 Steve Nichols e Gordon Murray, utilizando a mesma base do MP4-4 com especificações para aquela temporada, viu Alain Prost e Ayrton Senna brigar entre si corrida a corrida pelo titulo mundial, começando ali a maior rivalidade de todos os tempos na F1.

Equipado com o poderoso V10 RA109-E de 3.5L aspirado de cerca de 650cv, contabilizando 16 vitórias e 27 poles entre 1989 e 1990 com sua especificação MP4-5B provando que era bom mas podia ser melhor no ano seguinte.

Seu maior sucesso foi em 1989 que conquistou 11 vitórias de 16 possíveis (70%), dando o titulo de construtores nos dois anos que competiu para a McLaren.

Em 1990 o MP4-5B viu como sua rival a Ferrari 640, andar muito próximo e por vezes o superando, por isso o seu 9º lugar.

10º Lugar Williams FW-14/B – FW15C

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O carro que começou a ser desenvolvido em 1991 para bater Ayrton Senna e a toda poderosa McLaren, se tornou um dos carros mais bem desenvolvidos da historia, sendo utilizado como base para os carros da Williams até 1994.

Já em 1991 o FW-14 projetado por nada menos que Adrian Newey (olha ele novamente), já se mostrava com ritmo mais forte que os McLarens de Senna e Berger, ganhando em 6 ocasiões naquele mesmo ano com o “Leão” Nigel Mansell e Riccardo Patrese, fazendo Senna usar toda a sua habilidade para poder chegar ao fim do campeonato com chances de titulo, porém a Honda retrabalhou todo o motor do MP4-6 para compensar com potencia extra a velocidade das Williams.

Em 1992 foi apresentado o FW-14B, com a temida suspensão eletrônica que fazia o carro ter uma resposta absurda qualquer situação, nivelando o carro de acordo com ondulações ou inclinações da pista dando total controle do carro ao piloto que por vezes somente precisava acelerar o carro e ver o show acontecer.

Senna no GP de Portugal de 1992, assistindo as Williams pular na frente logo na largada.

Os carros de 1991 e 1992 utilizavam as variações dos Motores V10 3.5L  RS3C/RS4 da Renault e cambio semiautomático, equipados com tudo que tinha de melhor em tecnologia disponível na época.

Ao fim da temporada de 1992 a Williams somou 164 pontos, faturando 10 vitórias de 16 corridas com 63% de sucesso durante o ano.

FW-15, a evolução sem limites.

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Prost e Hilll com FW15 tão rápido quanto o Sonic

O FW-15C foi o carro mais desigual em relação de desempenho com seus concorrentes, utilizando a mesma base do carro de 1992 melhorando o que já era quase perfeito, somando o mesmo sistema de suspensão ativa, controle de tração e sistema de anti travagem dos freios.

Com os mais potentes motores a disposição, Alain Prost caminhou a passos largos para o tetra campeonato com Damon Hill com escudeiro acumulando 168 pontos e o titulo de construtores de 1993.

A Williams tinha com uma das suas armas o cambio semiautomático muito similar ao usado no FW-14B, que contava com sistema de ativação hidráulica programada por um sistema de computador que disponibilizava a auto-troca de marchas a qualquer momento pelo piloto, sendo acionada imediatamente somente com um toque de botão para mudanças manuais ou automáticas.

Em 1993 o FW-15 marcou 15 poles em 16 corridas, e marcou a mesmo numero de vitórias do FW-14B com os mesmos 63% de aproveitamento.

O carro sofreu com algumas falhas mecânicas em certas ocasiões, sendo batido por algumas raras vezes por Senna e Schumacher que tiveram que contar com a sorte e talento.

Em 1994 com a variação FW-16, com Ayrton Senna ao volante, porém sem todos os controles eletrônicos e mecanismos dos anos anteriores tornando o carro mais instável, vendo a Benetton de Schumacher levar 11 das 17 provas do calendário.

todos estes fato deram ao FW-14 e suas variações o 10º Lugar no grid dos carros apelões.

Posição de Honra McLaren MP4-20

Motorsport / Formel 1 : Grand Prix Canada 2005, Kimi Raeikkoenen ( FIN , McLaren Mercedes )

Adrian Newey merecia um post só dele de projetista mais apelão da F1.

Em 2005 foi responsável pelo projeto do McLaren MP4-20, com o ímpeto de fazer o time inglês voltar a ser vencedor com seus projetos como em 1998 e 1999.

Mesmo não ganhando o titulo de construtores e pilotos em 2005, com desqualificações em 3 provas, retirados em 4 corridas, ao longo da temporada ganhou 10 provas de 19 (53%) e 8 poles.

Equipado com o motor Mercedes FO110R V10 de 3.5L e Kimi Raikkonen e Juan Pablo Montoya (substituído no Barhein e San Marino por Pedro de la Rosa e Alexander Wurtz), somou 182 pontos e o vice campeonato de construtores de 2005.

Baseado em fatos e números estes foram os 10 carros com as performances mais dominantes da historia da F1.

Espero que tenham gostado e até a próxima.

Como manter seu carro sempre novo?

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