Chaparral : O mito das pistas.

Geococcyx californianus é o seu nome real, Road Runner ou Chaparral para os americanos, também conhecido como Papa Léguas para nós brasileiros, sempre nos faz pensar em velocidade graças aos desenhos animados de quando crianças, que faz a imagem de super velocidade de um passarinho de 56 cm de comprimento e 49 cm de envergadura que pode alcançar 30km/h em terra firme, serviu muitas vezes como inspiração para indústria automobilística usando seu nome em ícones como Plymouth Road Runner (que originou o Superbird), mas o mais bem sucedido em fazer alusão a velocidade de seu nome nas pistas foi o seu segundo apelido: Chaparral.

Chaparral 2E
Chaparral 2E

Fundada em 1962 pelo então piloto americano de F1 Hap Sharp e o magnata texano do petróleo Jim Hall, usando mesmo nome dos carros criados pela Troutman & Barnes  guiados em 1957 pelo mesmo Jim Hall.

O Chaparral 1 era um carro de motor dianteiro o qual dois modelos do mesmo foram comprados por Hall e modificados ao seu gosto para correr usando permissão da Troutman & Barnes para usar o seu nome Chaparral, porem com o prefixo 2 ao invés do original 1.

A primeira serie do Chaparrals sob comando de Jim Hall, foram construidos para competir nas divisões de Sport Car da costa oeste, financiado com motores GM, incluindo engenharia e desenvolvimento técnico dos carros (usando a mesma transmissão automática do Corvette GS-II no Chaparral 2A e 2C).

Após a estreia em 1963, o Chaparral 2 foi o carro dominante na CanAm Series de 1966-1967, construido para corridas de 200 milhas mostrando seu potencial em corridas de resistência já em 1965, ganhando as 12h de Sebring em meio a chuva em uma das pistas mais difíceis dos EUA.

A serie 2 da chaparral continuou a inovar sendo pioneira em usar fibra de vidro no material do chassis, diferente do convencional feito de alumínio, o que teve dificuldades de ser implementado, tornou-se combustível para ideias inovadoras dentro das pistas.

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O chaparral 2A foi desenvolvido em base nas teorias aerodinâmicas do Dr. Wunibaldi Kamm, feito para ser leve e cortar o ar com vários apêndices em sua carroceria. Sendo desenvolvido continuamente, já no final de 1965, Sharp e Hall já tinha terminado o modelo 2B para as corridas.

O 2C inovou com sua asa traseira ajustável, integrado a um spoiler que se abaixava nas retas e levantava-se nas frenagens, podendo ter baixa ou alta pressão aerodinâmica de acordo com a necessidade do carro.

Diretamente beneficiado pela transmissão semiautomática, deixando o pé esquerdo do piloto livre para operar os mecanismos das asas do carro. O 2C era baseado no chassis de alumínio da Chevrolet desenvolvido para fazer do 2C menor que o seu antecessor 2B sem deixar de usar a carroceria de fibra de vidro derivada do mesmo.

Blueprint representando as proporções do 2C
Blueprint representando as proporções do 2C

Com os avanços cada vez mais melhorando dinamicamente o carro, Jim Hall queria explorar outras áreas com potencial nos Chaparrals.

Hall tinha sua pista particular de testes Rattlesnake Raceway, onde começou a desenvolver seus pneus, o que aproximou ele em muito do programa de desenvolvimento de pneus da Firestone.

Seus testes de física aplicada em todas as áreas quem um carro pode se tornar eficiente dentro das pistas, foi o percursor das técnicas aplicadas nas equipes de corrida atuais.

Jim Hall, testando o Chaparral 2 sem carroceria
Jim Hall, testando o Chaparral 2 sem carroceria

Em 1966 o 2D era a bola da vez, o primeiro Chaparral de cockpit fechado, equipado com motor Chevrolet 327in (5.3 Litros) de alumínio que gerava cerca de 420cv e um cambio ajustável de 3 marchas.

O notável 2D
O notável 2D

O peso reduzido de 924cv, foi uma das armas usadas para vencer os 1000km de Nurburgring em 1966, com Phil Hill e Joaquim Bonnier, que no mesmo ano tiveram um bom resultado nas 24h de Lemans completando 111 voltas, largando da décima posição e escalando o grid pouco a pouco .

Chaparral 2E: o favorito de Hall.

Ainda em 1966 Jim Hall, apresentou ao mundo um dos seus mais avançados carros de sua marca o 2E.

O 2E quebrou vários paradigmas dentro das pistas, como mover os radiadores da posição dianteira para as laterais do cockpit e uma grande asa acoplada acima da suspensão traseira afim de dar o máximo de downforce nas curvas.

O sistema de asa móvel ainda era usado no 2E, usando o fluxo de ar coletado por um duto na dianteira, levando o ar para traseira gerando força descendente, e nas retas usando o pedal no lugar da embreagem, fechava-se o duto na dianteira e levantava-se a asa traseira, sendo assim ágil nas curvas e veloz nas retas.

Decorrente de muitos acidentes em razão de falhas no sistema de asa móvel, o 2E foi banido das corridas porém deixando um legado que seria usado anos mais tarde nas corridas de F1.

A única vitória do 2E foi em Laguna Seca pela CanAm de 1966, guiado por Phil Hill, equipado com o motor Chevrolet 5.3 litros de alumínio, ao contrario de seus rivais que usavam motores de 6 e 7 litros de ferro, compensando potencia com leveza.

No ano seguinte 1967, aplicando os avanços obtidos no 2D e 2E, foi concebido o 2F que combinava cockpit fechado com a sua grande asa traseira.

2F, o casamento entre 2F e o 2D
2F, o casamento entre 2D e o 2E

Para a temporada de 1967, Hall fez algumas mudanças no seu modelo, trouxe os radiadores mais próximos do cockpit, e trocou o motor de 5.3 para 7.0 Litros dando potencia extra ao carro, porém era muito para sua transmissão automática suportar, fazendo ter quebras com frequencia. Após resolvidos os problemas com o cambio, o 2F caminhou para sua unica vitória na temporada em Brands Hatch, mais uma vez com Phil Hill e Mike Spencer ao volante.

Ao fim daquele ano a FIA mudou o regulamento, deixando irregular não só o Chaparral, mas também carros como Ford GT40 MkIV, Ferrari 330P3/4 e Ferrari 365 P/4.

O modelo 2G foi desenvolvido ainda em 1967 com motor 427 Chevrolet porém não obteve resultados expressivos.

Jim Hall contando com sua habilidade como piloto, esticou ao máximo a vida do 2C nas pistas até 1968, usando pneus mais largos para ter mais aderência, porém a carreira de Hall foi interrompida no Stardust Grand Prix pela CanAm , quando colidiu com o lento Mclaren de Lothar Motschenbacher. Mesmo após o acidente Hall esporadicamente correu na Trans-Am em 1970 com seu Chaparral Camaro.

O ano de 1970, Jim Hall revolucionou novamente o mundo das corridas com seu modelo batizado de 2J ou “Sucker Car” para muitos. O 2J veio ao mundo com um motor Chevrolet de 7.0 Litros e 700cv acoplado ao cambio ajustável de 3 marchas similar ao 2D.

Mas isto é assunto para a parte 2 da matéria.

Espero que tenham gostado, e até o próximo post dos Chaparrals

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